Foto Ron Knevel
Neste tempo de aprendizagens, sempre me fascinou a forma como lidamos com a saúde e como podemos ajudar a mudar comportamentos e ideias preconcebidas. Nesta área da saúde, esse é um campo fascinante. Nos últimos anos e inserido na politica educativa global do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (ISAVE) temos viajado e aprendido muito com gentes de várias partes do globo. Se por um lado não há pessoas iguais, familias iguais, também não somos assim tão diferentes, afinal somos humanos. O Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, a Universidade de Amesterdão e a Fundação Buddhi Bangara em colaboração com a Kantipur School of Dentistry, estão a desenvolver um projecto no Nepal na área da promoção da Saúde Oral. Este projecto vai entrar no seu 5 ano de existência e aproxima-se do fim. 2009 é o ano dedicado ás avaliações do projecto bem como à participação de professores convidados para intervirem em diversas áreas do saber. Fomos convidados enquanto professores do departamento de Higiene Oral do ISAVE para pertencer à equipa de avaliação do projecto e para intervir na área da promoção da saúde. Nesta área, vamos intervir na área da utilização das Dinâmicas de Grupo e a sua importância da promoção da saúde oral. Esta ferramenta pedagógica tem sido desenvolvida com sucesso pelo ISAVE. Nos últimos 5 anos desenvolveram-se intervenções específicas quer a nível pedagógico universitário quer na intervenção em contexto comunitário de promoção da saúde oral com um sucesso comprovado e do qual estão a ser preparados estudos para publicação.
O projecto de intervenção em promoção da saúde oral, tendo como pressuposto o jogo e a sua intervenção lúdico/pedagógica, tem como base a banalização da mensagem de promoção da saúde que actualmente existem nas intervenções comunitárias. Toda esta metodologia é baseada num conjunto de intervenções interligadas pois é notório na literatura actual que as intervenções pontuais não provocam mudanças a longo prazo na alteração de comportamentos de saúde.
A estereotipia dos programas é algo muito comum bem como a não integração dos temas nas dinâmicas escolares factos estes que criam abordagens clivadas, saúde para um lado, educação para o outro e a família de fora. O não funcionamento desta tríade é vital para o insucesso das intervenções e levando ao burnout dos interventores.
Brincar é actividade essencial ao crescimento e à socialização. O jogo é básico e universal no desenvolvimento do Homem.
Este é um projecto aliciante e original. Imaginem as imagens que podemos captar, as histórias que teremos para contar! Se tiverem paciencia, irei partilhar, em directo, algumas destas histórias no Tertúlia.
Sorrisos no tecto do mundo!
Talvez a experiência nos inspire e faça entender as pessoas que o futuro faz-se de projectos integrados, de aventuras, de mudança de mentalidades, de histórias com pessoas que acreditam e sorriem. Esta viagem tem o apoio do ISAVE, da Clínica Dentária do Montepio das Caldas da Rainha, da Curadent,
da Colgate e da Pierre Fabre.
Mário Rui Araújo
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